Uma pessoa cientista de dados é, sobretudo, uma pessoa com o poder de gerar mudanças significativas em seu contexto. Em caso de trabalhar em uma empresa, por exemplo, suas análises podem conduzir à otimização da receita, à eliminação de erros e a contribuições que ajudam na sustentabilidade do negócio. Embora a profissão ofereça muitas recompensas e oportunidades, ela também exige dedicação, aprendizado contínuo e a habilidade de navegar em um ambiente que está sempre mudando.

o que faz o cientista de dados

Quais são os benefícios da ciência de dados para os negócios?

A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Sites como o Kaggle contém diversas bases de dados, competições, cases resolvidos e você pode aproveitar para aprender sobre novos temas enquanto faz suas análises, garanto que será um processo rico em aprendizado. Para profissionais que desejam ingressar ou se aprofundar nesta área, o caminho envolve um compromisso contínuo com o aprendizado e a adaptação às novas tecnologias e métodos emergentes.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Sem uma melhor integração, os gerentes de negócios acham difícil entender por que leva tanto tempo para ir do protótipo à produção, e é menos provável que eles apoiem o investimento em projetos que acreditam ser lentos demais. Como o acesso aos dados deve ser concedido por um administrador de TI, os cientistas de dados costumam esperar muito tempo pelos dados e pelos recursos necessários para analisá-los. Depois de obter acesso, a equipe de ciência de dados pode analisar os dados usando ferramentas diferentes e possivelmente incompatíveis. Por exemplo, um cientista pode desenvolver um modelo usando a linguagem R, mas o aplicativo em que será usado é escrito em uma linguagem diferente. É por isso que pode levar semanas, ou mesmo meses, para implementar os modelos em aplicativos úteis.

Por que adotar uma cultura data-driven vai impulsionar seu produto?

Os motivos para isso são a quantidade de vagas disponíveis, o quão satisfeitos estão os profissionais da área e a média salarial. Encontramos cientistas de dados na Biologia, na Geografia e no Jornalismo, por exemplo. Ou seja, o jornalista articula https://www.fm105.com.br/ciencia-de-dados-inteligencia-artificial-se-une-a-big-data-para-criar-modelos-preditivos/ habilidades do curso de comunicação com a ciência de dados para construir matérias a partir do acesso e mineração de Big Data. As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência.

Isso porque, além de serem completos, continuam sendo bem valorizados em nosso país. Em Portugal, a procura por estes profissionais tem aumentado substancialmente nos últimos anos, com toda a evolução tecnológica e seu papel no desenvolvimento do mercado de trabalho do país. Existem cursos de graduação e pós-graduação e também Ciência de dados: Inteligência Artificial se une à big data para criar modelos preditivos certificações como CAP (Certified analytics professional) ou Open Certified Data Scientist (Open CDS). Recebe alertas por email quando tivermos novas oportunidades de emprego como data scientist. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação.

A partir daí, surgiu o reconhecimento da Ciência de Dados como um campo independente, embora ainda estivesse fortemente ligado à estatística. A análise descritiva analisa os dados para obter insights sobre o que aconteceu ou o que está acontecendo no ambiente de dados. Ela é caracterizada por visualizações de dados, como gráficos de pizza, gráficos de barras, gráficos de linhas, tabelas ou narrativas geradas. Por exemplo, um serviço de reserva de voos pode registrar dados como o número de bilhetes reservados a cada dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *